Ação de panfletagem: dicas infalíveis para ter resultados

Hoje, mesmo com tantas formas de divulgação disponíveis, muitas empresas ainda investem em uma ação de panfletagem. Os motivos para tais investimentos são vários, mas sempre associado à realidade e objetivo de cada negócio.

O que não muda são os aspectos e desafios para fazer uma ação de panfletagem dar resultados para a marca que está realizando a divulgação.

Por isso, o intuito deste artigo é exatamente proporcionar a você, que deseja divulgar a sua empresa, dicas infalíveis para uma ação de panfletagem dar resultados através de um conhecimento mais amplo dos aspectos que tornam positiva uma ação de panfletagem.

Vamos abordar pela perspectiva que a Promoeve considera mais importante: o resultado. Entendemos que tudo relacionado a ação deve ser feito pensando no resultado final.

Um resultado positivo envolve muitos aspectos a serem trabalhados, mas não se preocupe, abordaremos eles divididos entre os tópicos:

  • Definições importantes
  • Criação do material impresso
  • Uniformes
  • Equipes
  • Alinhamento interno
  • Fidelização e retenção de vendas

Vamos começar!

Banner promocional da Promoeve

Ação de panfletagem: dicas infalíveis para ter resultados

Definições Importantes

O que vou divulgar? Com qual objetivo? Com qual estratégia? Em qual meio e quantidade? Em qual período? Em quais locais? E para qual público?

Pode parecer algo simples mas definir claramente essas questões é o que fará funcionar todo o resto. Vamos usar como exemplo uma agência de viagens:

  1. O que vou divulgar: Um produto – Pacote de viagens para Cancun.
  2. Objetivo: Venda de 25 pacotes.
  3. Estratégia: Promoção de aniversário da Agência com 25% de desconto (aqui a estratégia vai de acordo com a realidade do seu negócio).
  4. Meio e quantidade: 25.000 flyers.
  5. Qual o período: Todas as quintas, sextas e sábados de abril, de 10h às 14h.
  6. Locais: Região Centro-Sul de Belo Horizonte, bairros São Pedro, Santo Antônio, Funcionários e Sion.
  7. Público alvo: Casais de idade entre 28 a 40 anos.

Já consegue perceber a diferença? Agora você sabe exatamente quem quer atingir e com qual finalidade.

As estratégias são várias e ferramentas como descontos, brindes e pacotes sempre ajudam.

Essas definições, inclusive, abrem espaço para possíveis ações mais direcionadas na internet ou PDVs, mas isso é assunto para outro post.

Criação do Material Impresso

Tudo começa com um o trabalho de design gráfico e impressão. É indispensável uma organização de forma inteligente, fazendo do flyer um material harmônico e agradável visualmente, seguindo uma hierarquia de conteúdo, para que no momento da leitura o consumidor se sinta bem e consiga identificar as informações mais importantes ali presentes.

Panfleto Ação de PanfletagemEssa hierarquia segue como regra priorizar o que mais influencia o consumidor, como um título ou chamada que façam com a pessoa continue interessada no material, até as características que menos influenciam, por exemplo, telefone para contato, site, etc.

Coloque imagens atrativas e que acionam sentimentos positivos relacionados ao resultado que o consumidor terá ao adquirir o produto ou serviço.

No caso de uma agência de viagens, por exemplo, coloque uma imagem de uma pessoa aproveitando o momento em uma praia, transmitindo a sensação de liberdade e felicidade.

No exemplo ao lado o flyer usa como estímulo o dia dos namorados. Uma imagem de um casal feliz se divertindo retrata esse resultado positivo.

Seja bastante objetivo nas informações. Use a linguagem do seu público em frases curtas. De forma geral, menos é mais!

Alinhe as cores e a tipografia do flyer com as da sua identidade visual. Quanto maior for o padrão que se quer oferecer, melhor o material tem que ser. Isso é uma comparação inconsciente que o cérebro humano faz.

Há também a opção de contratar um profissional especializado. Ele tem o conhecimento técnico que dará o devido valor à peça a ser divulgada.

Uniformes

Imagine a receptividade do consumidor à sua ação quando esta não possui uma equipe uniformizada. No mínimo desagradável, não é mesmo?

Coloque-se agora em seu próprio lugar de empresário e sinta o peso de uma venda perdida por este motivo.

Equipe Uniformizada Ação de Panfletagem KIA BrisaPara muitas empresas o uniforme não passa de um capricho estético, mas ele atribui valor à equipe, transmite uma imagem profissional, facilita na identificação da empresa e gera credibilidade.

O uniforme deve seguir a sua identidade visual, assim como o flyer, e conter sua logo e alguma informação adicional de contato. Para um bom resultado é fundamental o investimento na uniformização da equipe da ação!

Equipes

Um dos aspectos que vale muito o gasto de tempo e energia para se obter um bom resultado com a ação de panfletagem é a construção da equipe que fará sua divulgação.

É imprescindível que a equipe seja composta por pessoas comprometidas e com experiência. O número de promotores para a ação varia de acordo com o período e com o tamanho da divulgação.

Um bom método para calcular a quantidade de pessoal necessário é dividir a quantidade total de flyers por dia de ação.

No nosso exemplo são 25.000 flyers para 12 dias de ação, o que nos dá uma média aproximada de 2.000 flyers por dia.

A experiência da Promoeve com ações de panfletagem já comprovou que uma promotora consegue distribuir, em média, 500 flyers em 4 horas. Isso quer dizer que a equipe será composta por 4 promotoras por dia de ação.

Neste momento da construção da equipe, frequentemente recebemos a seguinte questão dos nossos clientes: quem controlará as promotoras garantindo que estará sendo realizado um bom trabalho?

O supervisor.

Algumas empresas não dão o devido valor ao supervisor, mas não trabalhamos sem a presença deles. Os supervisores são responsáveis por coordenar toda a logística da ação e garantir que seja feito o melhor trabalho possível.

Normalmente, a quantidade de supervisores é definida pela região de atuação da equipe.

Na nossa exemplificação, selecionamos 4 bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Uma distribuição possível da equipe poderia ser com a execução da ação em um bairro por semana, em 2 pontos diferentes de cada bairro.

Dividi-se então a equipe em duas, contendo cada uma 2 promotoras e 1 supervisor e, assim, temos o total de pessoal da equipe para a ação: 4 promotoras e 2 supervisores.

Alinhamento Interno

Já aconteceu de você receber um flyer, ir até a loja ou ligar e perguntar sobre as informações do flyer e a pessoa que te recebeu ou atendeu no telefone não saber lhe informar? Pois é, isso acontece com uma frequência mais alta do que deveria.

A equipe interna da empresa que contratou a divulgação precisa ser informada e, às vezes, treinada para que aja o total alinhamento e, consequentemente, os melhores resultados possíveis quando o consumidor se direcionar à loja.

Divulgue para a sua equipe o objetivo da ação de panfletagem, coloque como meta e incentive-os a conquistá-la. A ação, se bem feita, com certeza levará consumidores à loja. É muito importante que todos os funcionários estejam engajados com a ação e comprometidos em conquistar cada cliente.

Lembre-se dos clientes da casa! Caso eles fiquem sabendo da ação, vale a pena fazer uma condição especial além da descrita na promoção. Isso demonstra, com sinceridade, que eles são mesmo especiais e os alegra bastante.

Fidelização e Retenção de Vendas

Com os novos clientes, faça um cadastro dos dados relevantes como: nome completo, email e telefone. Isso abre espaço para um relacionamento futuro via telemarketing ou e-mail marketing.

O e-mail marketing vem se mostrando uma ótima ferramenta na retenção de vendas a partir dos clientes que já conhecem a marca.

Surpreenda seu cliente! Um brinde que ele não esperava ou um desconto para futuras compras sempre tem aspecto positivo.

 

Conclusão

Agora você sabe como uma ação de panfletagem pode trazer um retorno muito significativo se trabalhada desde o seu planejamento até o momento da venda em si. Ela ajuda ainda na complementação de um trabalho de relacionamento e pós-venda que é essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio.

Você pôde perceber que inserimos neste post o máximo de informações para quem procurava uma “receita mágica”. Mesmo assim, nunca iríamos conseguir apresentá-la devido a variáveis incontroláveis que aparecem somente após a execução, como tudo na vida.

Por isso, é preciso planejar, executar, avaliar o que está dando certo ou errado e se adaptar constantemente.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e sua empresa e que te ajude a conseguir bons resultados.

Agora, se você quer promover a sua empresa com a Promoeve, entre em contato conosco ou solicite o seu orçamento para uma ação de divulgação.

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