Como Divulgar Uma Empresa [O Seu Guia Prático]

Descubra neste guia prático Como Divulgar Uma Empresa gratuitamente, localmente e também na internet (passo a passo com vídeos, infográfico e mais).

Nos diga. Você tem costume de listar as atividades que serão realizadas para divulgar sua empresa recorrentemente?

Pode parecer loucura, mas a grande maioria dos empreendedores no mercado não sabem exatamente como divulgar uma empresa, muito menos tem um planejamento para isso.

E isso acaba se refletindo em uma precariedade de clientes, pouca procura pelo produto ou serviço e até mesmo no fechamento de algumas dessas empresas.

Mas não se assuste.

Existem várias maneiras de divulgar uma empresa que você pode seguir para aumentar a procura pela sua marca, produto ou serviço.

E aqui nós resolvemos te mostrar como exatamente você pode divulgar sua empresa. Mais especificamente falaremos com mais detalhes sobre:

Como divulgar uma empresa na internet

– Como divulgar uma empresa nas Redes Sociais
– Como divulgar uma empresa no Google

Capa do Guia Prático de Como Divulgar Uma Empresa

O Que Fazer Para Melhorar o Marketing de Uma Empresa

Antes de mais nada, você precisa verificar se sua empresa já segue alguns requisitos básicos para o investimento em divulgação de maneira correta:

  • Você já possui um percentual mensal destinado ao marketing?
  • Você já possui um planejamento de marketing que detalha o público-alvo, como chegar neste público (os canais), quando serão feitas as campanhas de divulgação (periodicidade) e os indicadores de performance (KPIs)?

Sem ter estas informações as chances são de que você estará desperdiçando dinheiro, estará aumentando os riscos das suas ações e ainda não conseguirá medir os resultados.

Em contrapartida, o desenvolvimento de uma verba mensal juntamente com um planejamento de marketing, darão ao seu negócio maior controle das ações, dos investimentos e dos resultados obtidos.

E tudo começa com o seu faturamento atual.

Dentro do faturamento mensal de um negócio, separe de 5 a 10% para investimentos em marketing.

Pode ser menos ou mais. O importante aqui é você estabelecer este valor percentual para conseguir trabalhar a divulgação do seu negócio de forma mais consistente, seja ele físico ou virtual.

Como elaborar um plano de marketing

Definido o percentual de investimento em marketing, é hora de partir para o próximo passo: desenvolver um plano de marketing.

Para o desenvolvimento de um plano de marketing que funcione, precisaremos:

  • Definir objetivos e metas;
  • Analisar o mercado;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Analisar a concorrência;
  • Definir um posicionamento no mercado;
  • Definir as ações de marketing;
  • Elaborar um cronograma de implementação;
  • Avaliar os resultados para otimização.

Primeiro vamos definir objetivos e metas a serem atingidas.

Por exemplo, sabemos que um dos principais objetivos das empresas é aumentar suas vendas. Mas em quanto? De qual produto ou serviço? E em quanto tempo?

Isso precisa ficar muito claro para você e sua equipe.

O segundo passo é fazer uma análise do mercado o qual sua empresa está inserida. Você precisa saber os fatores internos e externos que influenciam o seu segmento e também as forças e fraquezas do seu negócio neste ambiente.

Isso deixará mais claras as ações que devem ser tomadas para o fortalecimento do negócio e também aquelas de menor prioridade.

Em seguida, avalie o seu conhecimento a respeito do público-alvo do seu negócio. Você precisa saber quem ele é exatamente.

Descubra sua idade, sexo, localização, do que gostam, medos e anseios, o que procuram, como procuram, quais meios de comunicação mais usam, etc.

Estas informações sobre público são de extrema importância para facilitar o seu processo de comunicação durante a implementação do planejamento.

O quarto passo é analisar a sua concorrência.

Avalie os pontos negativos e positivos de ao menos 3 concorrentes. Faça isso para: produtos, serviços, atendimento e comunicação.

Compare com os seus e defina o seu posicionamento de mercado perante os concorrentes. O seu posicionamento aqui será definido pelo diferencial que sua empresa possui dos demais. De preferência um diferencial que destaque o seu negócio da concorrência.

Enfim, defina as suas ações e estratégias promocionais: quais ações de marketing serão usadas para a divulgação da empresa?

Hoje há uma série de ações promocionais que podem ser inseridas em um plano de marketing: ações promocionais de rua, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital…

São muitas!

Mas uma dica legal para definir as ações de divulgação é avaliar o seu estudo sobre o público-alvo e ver quais os principais meios de comunicação que ele tem costume de acessar, do que ele gosta e sua localização.

Assim você conseguirá ser mais certeiro no momento de atingi-lo com sua comunicação na campanha de divulgação.

Já finalizando o plano, elabore um cronograma com datas de definição do planejamento, os tipos de ações, quando serão executadas as ações e quem as executará. Depois separe um período para a análise dos resultados e para a elaboração de um relatório final da sua campanha de divulgação.

Para ajudar na definição das ações, descrevemos alguns tópicos que abordam ações de divulgação local e na internet.

Como Divulgar Uma Empresa Localmente

O marketing local é ligado a uma região específica. E se tratando de uma região menor, as ações de rua são uma ótima opção, desde que feitas regularmente.

As mais praticadas no mercado são: as panfletagens, bandeiradas, blitz, posicionamento de banners e circulação de carros de som. Mas ainda existem os meios de comunicação também tradicionais como rádio, outdoors e canais de TV.

Porém, estes últimos requerem um valor de investimento mais alto, uma vez que os anúncios são cobrados com base no volume de visualizações potenciais, ou Custo Por Mil visualizações (CPM).

Se levarmos em conta o ponto de venda, você pode ainda realizar ações em sua própria loja ou em lojas de parceiros, como acontece em muitas ações de Trade Marketing.

As ações de Trade Marketing visam elevar a visibilidade de uma marca ou produto específico em um ponto de venda.

Se um determinado ponto de venda tem um problema e não vende o suficiente, ou você quer ainda mais vendas em uma determinada região, você pode incluir no seu planejamento ações de degustação, demonstração, ativação, troca de brindes, entre outras, para movimentar este ponto regional.

Elas funcionam bastante!

Veja aqui: 7 Ações de Trade Marketing de Sucesso Operadas Pela Promoeve

Além dessas opções, você tem ainda outras formas mais simples e fáceis de divulgar o seu negócio localmente, como:

#1) Assinatura de e-mail personalizada com seu nome, e-mail, contatos e endereço do estabelecimento comercial, se for o caso.

#2) Cartão de visita respeitando um layout agradável, seguindo as cores e fontes da empresa e respeitando sua identidade, com impressão em papel de boa gramatura (Couche 300g, por exemplo) e com informações úteis sobre a empresa, assim como sua assinatura de e-mail.

#3) Plotagem e adesivação do seu veículo também seguindo a identidade da marca e contendo informações de contato da empresa.

#4) Sites de compras coletivas com promoções pontuais estrategicamente, regulamentadas e ordenadas, para de fato conseguirem atender ao seu propósito de divulgação.

Abaixo, no próximo tópico, falaremos sobre como divulgar uma empresa na internet, porém…

Você sabia que é possível anunciar localmente no Google de graça? Pois é, poucas pessoas sabem como divulgar uma empresa gratuitamente no Google.

Isso é possível a partir do Google Meu Negócio, onde você cadastra a sua empresa e a partir de então, sempre que alguém que esteja próximo ao seu estabelecimento comercial pesquisar no Google sobre algum produto ou serviço que você oferece (ou até mesmo sua marca), sua empresa aparecera com destaque.

Essa ferramenta foi criada exatamente para dar mais ênfase aos negócios locais, uma vez que a probabilidade de o consumidor achar mais pertinente visitar ou contatar um comércio local é maior, facilitando o encontro entre empresas e consumidores de uma mesma região.

Logo, esta é uma grande oportunidade de adquirir clientes e aumentar sua visibilidade e credibilidade local.

Siga o passo a passo deste vídeo para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio:

Como Divulgar Uma Empresa Na Internet

As formas de divulgação de uma empresa na internet são muitas e devem ser avaliadas estrategicamente antes de serem adotadas em qualquer plano.

Mas, basicamente, são feitas de 3 formas:

  • Redes Sociais
  • Pesquisas e anúncios no Google
  • Sites anunciantes B2C e B2B

Como divulgar uma empresa nas Redes Sociais

É muito comum donos de empresa verem anúncios nas Redes Sociais, o impacto que elas têm na vida das pessoas, como isso gera visibilidade para um negócio e com isso simplesmente pensarem:

“Precisamos de uma página no Facebook!” ou “Nossa, ainda não temos uma conta no Instagram!”

Mas acabam se esquecendo de um ponto muito importante antes de tomar qualquer decisão neste sentido:

A sua estratégia para divulgação do seu negócio nas Redes Sociais deve sempre seguir como direcionamento o perfil do seu público-alvo.

Por tanto, e partindo deste princípio, as primeiras análises que devem ser feitas para iniciar um trabalho de divulgação nas Redes Sociais são:

  • Meu negócio é B2B ou B2C? (Você vende para outras empresas ou pessoa física?)
  • Quais são as Redes Sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo?
  • Quantas Redes Sociais somos capazes de nutrir com bons conteúdos regularmente?

É de extrema importância que você saiba responder estas questões para nos aprofundarmos no assunto.

Mas se você já sabe pelo menos em parte as respostas, vamos te ajudar neste caminho, analisando o cenário atual.

Quais são as maiores Redes Sociais? Quantas pessoas estão de fato nelas? O que publicar? E quais as suas tendências?

Este infográfico desenvolvido pela Rock Content explica melhor tudo isso.

 

Infográfico Social Media Trends 2018 (por Rock Content)

Agora que você tem acesso a esse monte de informações sobre a utilização das Redes Sociais, monte seu plano de ação e de conteúdo.

Se você está começando, sugerimos:

  • Qualidade é melhor que quantidade: foque em menos Rede Sociais e mais em conteúdo de qualidade.
  • Conteúdo é rei: publique conteúdos que informe/eduque seu público mais do que qualquer outra coisa.
  • Consistência: não publique por publicar, mas também não deixe de publicar regularmente.
  • Campanhas regulares: faça anúncio nas Redes Sociais e impulsione suas publicações regularmente, pois depender do alcance orgânico (gratuito) não será suficiente.

Como divulgar uma empresa no Google

Já mostramos como é possível anunciar no Google gratuitamente com o Google Meu Negócio, mas se você quer ir além, se quer ter mais visibilidade e aumentar o seu potencial de vendas pela internet, precisa conhecer outras formas de divulgação pelo Google.

E, hoje, está divulgação é possível de 3 formas:

  • Estratégias de SEO
  • Google Ads
  • Google Meu Negócio

Divulgar uma empresa com estratégias de SEO

SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização de Sites para Motores de Busca, ou seja, otimizar o site da sua empresa para que fique melhor posicionado nos resultados das pesquisas do Google.

Ele conta com atividades na parte visível do site, como arquitetura e conteúdo, mas também na parte “invisível”, como códigos fonte, links e serviço de hospedagem.

Os resultados das pesquisas são divididos em 3 partes: resultados pagos (anúncios), Google Maps e resultados orgânicos (sem a necessidade de anunciar).

Exemplo de anúncios no Google Ads
Exemplo de resultado de pesquisa no Google Maps
Exemplo de resultado de pesquisa orgânica no Google

Porém, na grande maioria das vezes, um site não ocupa uma boa posição nos resultados orgânicos logo de início.

Por tanto, para melhorar as posições nas pesquisas e aumentar o número de visitas do seu site, você precisa de um especialista em Marketing de Busca (área específica do Marketing Digital responsável por performance de empresas no Google) para definir uma estratégia de SEO.

Divulgar uma empresa no Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, onde qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, consegue exibir anúncios de vários tipos.

Incluindo nos resultados das pesquisas, banners em sites parceiros e vídeos no YouTube.

Você precisa apenas criar uma conta e cadastrar formas de pagamento para começar a anunciar no Google.

Neste vídeo é explicado em detalhes como anunciar no Google Ads para iniciantes:

*O Google Ads se chamava Google AdWords anteriormente, mas os passos são os mesmos.

Tudo Pronto?

Vimos incríveis passos de como divulgar uma empresa, desde o estudo de mercado, planejamento de marketing digital, passando por divulgações locais até divulgações na internet.

E temos certeza de que se você seguir um por um, você terá um ganho considerável de vendas na sua empresa.

Esperamos que você tenha gostado. Se for o caso, considere compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Nos vemos em outra publicação!

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