Marketing Promocional na prática: como funciona?

Muito abrangente, porém essencial para qualquer negócio! Saiba o que é e como funciona o Marketing Promocional na prática.

Você já ouviu falar de diversos termos ligados ao marketing e de vez em quando se pega confuso diante de tantos conceitos interligados?

Você não é o único.

Diante do grande desenvolvimento da área de marketing nas últimas décadas, diversos conceitos e diferentes aplicações surgiram, incentivados cada vez mais pela necessidade de gerar resultados impactantes nos consumidores para as empresas.

Neste artigo vamos falar sobre isso e também sobre:

  • O que é Marketing Promocional
  • Técnicas importantes
  • Ações de Marketing Promocional
  • Integração com diferentes canais

Como funciona o Marketing Promocional na prática

O que é Marketing Promocional?

O Marketing Promocional faz parte de um mix de estratégias que devem sempre seguir um plano de marketing.

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Marketing Promocional é uma comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Levando em conta esta definição, concluímos que o Marketing Promocional possuí principal relevância no ponto de venda, onde o consumidor está mais aberto à compra, principalmente se este for incentivado, no mesmo local, ao uso ou experiência do produto ou serviço.

Analisando de um ponto de vista macro, o Marketing Promocional também faz parte de uma estratégia de branding, uma vez que o incentivo à utilização e a experiência adquirida com o produto ou serviço cria no consumidor uma percepção sobre a marca em questão.

Desta forma, o Marketing Promocional tem como principal objetivo potencializar o valor da marca levando boas experiências aos consumidores que poderão resultar em mais demanda do produto ou serviço.

 

Técnicas e Ações de Marketing Promocional

Trade Marketing

O Trade Marketing é uma forma de marketing focado nos canais de distribuição. Seu objetivo é conseguir inserir ou aumentar a venda de um produto no varejista.

A grande maioria dos produtores industriais praticam ações de Trade Marketing recorrentemente para aumentarem o giro dos produtos nos centros distribuidores, ampliar o valor da marca através de experiências no ponto de venda e também na construção de um posicionamento de mercado sólido.

Principais ações de Trade Marketing

Degustação

Trade Marketing: PDV Panquex 6
Ação de degustação da Panquex.

O setor produtor de alimentos pratica a degustação a todo momento.

Frequentemente vemos pequenos balcões posicionados nos corredores dos supermercados com promotores distribuindo pequenas amostras de produtos para os clientes dos supermercados.

Positivação

Quando se trata de supermercados, todo detalhe faz a diferença.

A positivação cuida da aparência dos produtos e da

Trade Marketing: PDV Heineken 4
Ação de positivação e troca de brindes Heineken.

organização dos materiais visuais de merchandising da marca no ponto de venda, criando um destaque em produtos específicos ou promoções pontuais.

Troca de brindes

Junto da degustação, as trocas de brindes são as favoritas do público.

Comumente vemos um marketing de incentivo atrelado à essas ações de troca de brindes, onde levando uma certa quantidade de produtos você ganha um presentinho da marca.

Merchandising

Ele cria visualmente um diferencial para um produto no ponto de venda.

Normalmente está associado a outras ações promocionais e materiais no ponto de venda e é responsável por atrair a atenção do consumidor no momento da compra.

 

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha é uma forma alternativa de promover produtos e serviços que abusa da criatividade e gera atenção especial das pessoas em locais públicos.

É muito associado ao marketing viral, pela sua grande capacidade de gerar um buzz (pessoas comentando sobre a ação na internet).

Veja alguns exemplos de ações de marketing de guerrilha famosas.

 

Ação de Marketing de Guerrilha de empresa alemã de odontologia
Empresa alemã de odontologia faz ação de Marketing de Guerrilha em boliche.

 

Ação de Marketing de Guerrilha da Frontline
A marca de cuidados pet, Frontline, fez uma ação de Marketing de Guerrilha no mall de alguns shoppings dos Estados Unidos.

 

Ação de Marketing de Guerrilha Hopi Hari
Usando a dinâmica das escadas rolantes, o Hopi Hari fez ações de Marketing de Guerrilha em alguns shoppings de São Paulo.

 

Ação de Marketing de Guerrilha no Japão
Marca de facas japonesas fez ação de Marketing de Guerrilha aproveitando as portas de elevadores.

 

Ação de Marketing de Guerrilha do Mc Donald's
Aproveitando da faixa de pedestre, o Mc Donald’s fez ação de Marketing de Guerrilha das suas famosas batatas fritas.

 

Ação de Marketing de Guerrilha do refrigerante Sprite
Sensacional ação de Marketing de Guerrilha da marca de refrigerante Sprite mostra que ele é a melhor escolha quando o assunto é se refrescar.

 

Eventos Promocionais

Trabalhar a criatividade em ações promocionais é sempre bom, porém, o tradicional ainda é muito eficiente e tem muito espaço na hora de divulgar produtos e serviços.

Eventos promocionais regulares de abordagem e blitz em bares e restaurantes, por exemplo, são ótimas formas de divulgação devido a interação com o público.

Ação de blitz em bares e restaurantes dupla sertaneja Zé Ricardo e Thiago
Blitz em bares e restaurantes de Belo Horizonte para divulgação do show da dupla sertaneja Zé Ricardo e Thiago com game interativo.

A associação da ação a um jogo ou uma atividade interativa qualquer que entretenha e divirta o público acaba por tirar o foco promocional da ação, tornando-a mais natural e muito aceitável tanto por quem participa dos games da marca quanto pelos estabelecimentos que autorizam as abordagens.

Além disso, a gamificação é um atributo muito valorizado hoje pelo mercado, pois incentiva uma relação mais pessoal e descontraída entre marcas e consumidores.

Lembre-se de incrementar a brincadeira com brindes ou presentes para os ganhadores. Vale a pena presentear também aqueles que não ganharem o game.

 

O Marketing Promocional em vários canais

Como falamos anteriormente, o Marketing Promocional deve fazer parte de um mix de ações descritas e documentadas em um planejamento de marketing da sua empresa.

Hoje é importante ressaltar que muitas empresas estão praticando o cross advertising, interligando as ações promocionais tanto nos ambientes físicos quanto nos digitais.

Há muito tempo se fala na importância de trabalhar os diferentes canais simultaneamente de forma congruente e mais assertiva possível.

Para que isso de fato ocorra e com o objetivo de potencializar os resultados, deve ser levado em conta a possibilidade de fazer ações promocionais de marketing digital.

Com isso, o consumidor é impactado diversas vezes em diferentes meios e de diferentes formas, aumentando o seu contato com a marca, sua percepção sobre ela e possibilitando uma maior aceitação no momento mais importante: a decisão de compra.

 

Conclusão

Estar presente na vida dos consumidores é muito mais do que apenas vender um produto ou serviço.

Vimos que está diretamente ligado a fornecer uma experiência que agregue valor para os consumidores e ações de Marketing Promocional são ideais para isso.

Você pode ver algumas ações realizadas pela Promoeve em nosso portfólio.

Se você gostou deste artigo, acha que ele pode ser útil para outras pessoas ou apenas quer disseminar como funciona o Marketing Promocional na prática, compartilhe!

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