7 Ações de Trade Marketing de Sucesso [Operadas Por Nós]

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Conheça 7 Ações de Trade Marketing de Sucesso operadas pela própria Promoeve, seus bastidores e como o mesmo pode ser feito para sua empresa. Confira!

Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu.

Dale Carnegie

A primeira vez que eu vi esta frase ela fez todo o sentido para mim.

Afinal, estamos todos sempre buscando o sucesso e a felicidade, tentando entender como os dois podem ser continuamente presentes em nossas vidas, em nossas famílias e em nossas empresas.

Porém, nem a felicidade, muito menos o sucesso, são verdadeiramente experimentados se não aprofundarmos nos momentos que nos levaram até a tão querida vitória.

E é nessa hora que entendemos que o sucesso é construído dia após dia, planejamento após planejamento, ação após ação, feedback após feedback.

Por isso, selecionamos 7 Ações de Trade Marketing de Sucesso operadas pela nossa equipe para você entender qual o caminho que seguimos para proporcionar para a Santa Amália, Plusbelle, Heineken, AMBEV, Panquex, Acaí Frooty e Campo Largo um aumento de visibilidade, engajamento e vendas.

Vamos ver:

Capa do blog post sobre ações de trade marketing de sucesso realizadas pela Promoeve

Troca de Brindes Santa Amália

Trade Marketing: PDV Santa Amália 2

Esta ação de trade marketing da Santa Amália ocorreu em diversas cidades da região sudeste, com prioridades em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sua operação consistia em abordar os clientes do ponto de venda e informa-los da promoção, onde a cada compra de 3 pacotes de massa Santa Amália o cliente tinha direito a um pano de prato exclusivo, assinado pelo estilista Ronaldo Fraga.

A ação foi um sucesso absoluto durante todo o seu período de 3 meses, com clientes inclusive retornando ao ponto de venda para participar mais de uma vez da promoção.

Demonstração Plusbelle

Trade Marketing: PDV Plusbelle 1

A Plusbelle é uma marca do grupo Alicorp e chegou ao Brasil em 2016.

Em nossa ação, o objetivo principal foi apresentar o lançamento da Plusbelle para os clientes de pontos de venda específicos em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais.

Assim, todo cliente que transitava próximo do ponto de venda foi abordado e teve contato com os produtos Plusbelle.

Em alguns pontos de venda houveram também a entrega de sachês para os clientes testarem em casa.

Com campanhas de suporte na TV e mídias alternativas, a campanha nos pontos de venda foram um sucesso, o que levou à extensão do período de campanha e a quantidade de centros distribuidores participantes.

Troca de Brindes AMBEV

Trade Marketing: PDV AMBEV 5

A AMBEV é a sucessora da Cervejaria Brahma e da Companhia Antarctica Paulista, duas das cervejarias mais antigas do país.

Ela é responsável por diversas marcas de cerveja. Porém, nesta ação o foco foi para a Brahma Extra Larger.

Na compra de 3 packs da cerveja de no mínimo 2 sabores, o cliente de vários supermercados de Belo Horizonte tinha direito a uma taça exclusiva da marca.

Foi uma campanha simples, sem muito suporte em outras mídias, porém, de abordagem muita receptiva pelos clientes que não hesitavam em levar os packs para garantir sua taça personalizada.

Troca de Brindes e Positivação Heineken

Trade Marketing: PDV Heineken 3

Assim como na ação anterior, a ação da Heineken também ocorreu a troca por uma taça personalizada da marca em diversos pontos de venda em Belo Horizonte.

Mas tinham direito apenas os clientes que compravam 12 unidades da long neck ou um 1 keg (barril) de 5 litros.

Participamos também das ações de positivação nos pontos de venda, organizando, montando e preparando os locais.

As ações aconteceram durante as etapas finais da Champions League, a Copa dos Campeões da Europa, a qual a Heineken é patrocinadora máster.

Degustação Panquex

Trade Marketing: PDV Panquex 1

A Panquex é uma massa líquida para crepes e panquecas muito prática, saudável e rápida de preparar.

Participamos da introdução da Panquex na capital mineira com ações de degustação em pontos de venda específicos durante 2 meses.

Degustação Açaí Frooty

Trade Marketing: PDV Açaí Frooty 9

Assim como a ação da Panquex, fizemos ações de degustação para a marca Açaí Frooty em diferentes supermercados de Belo Horizonte.

A ação foi realizada em duas etapas com um intervalo entre as ações.

O sucesso da marca foi enorme, com pontos de venda tendo uma rotatividade muito grande do produto durante o período das ações.

Degustação Campo Largo

A última ação da nossa lista também foi uma ação de degustação em vários supermercados de Belo Horizonte para promoção dos novos chás Campo Largo.

Os sucos Campo Largo já possuem uma credibilidade e aceitação muito grande. Nosso objetivo nesta ação foi transmitir credibilidade para os chás a partir de degustações e com isso conseguir mais vendas.

Ações de Trade Marketing de Sucesso: Como Elas São Realizadas Pela Promoeve

Agora que você já sabe quais são as 7 ações de trade marketing de sucesso operadas por nós, vamos explicar como as ações de trade marketing funcionam na Promoeve:

  • O que a Promoeve realmente faz?
  • Como funciona na prática?
  • Como sabem que os resultados foram positivos?

E então você entenderá com mais fundamentos a estrutura das ações que deram incríveis resultados conosco.

 

O que a Promoeve verdadeiramente faz

Sendo bem direto, a Promoeve é uma agência de marketing promocional. Por isso, temos contato com empresas de todos os tamanhos.

Recebemos o profissional liberal que quer divulgar seu recente negócio, uma concessionária de automóveis que quer promover sua campanha de dia dos pais e até indústrias alimentícias que desejam alavancar as vendas em pontos comerciais específicos.

Mas os interessados em trade marketing de verdade são as grandes indústrias.

Elas investem milhares de reais todos os anos em campanhas que promovem seus produtos nos pontos de venda.

E investem pesado também em equipes de profissionais para fazerem as campanhas saírem do papel.

No fim das contas, eles já têm um planejamento pronto de onde deve ser feita a divulgação, como, quando e porquê.

Ou seja, a parte estratégica já foi estabelecida.

*Isso não é uma regra. Em alguns casos ajudamos na definição de alguns pontos importantes, como veremos mais à frente.

O que eles precisam mesmo é de uma agência experiente que operacionalize as campanhas e gerencie essa operação.

Neste momento é que entra a Promoeve.

 

Como as ações de trade marketing pela Promoeve funcionam na prática

Nós temos expertise no gerenciamento e fornecimento da mão de obra qualificada para o que as grandes indústrias precisam:

Os promotores, supervisores e coordenadores de trade marketing.

E na prática isso significa maior qualidade e controle das ações, menor probabilidade de erros ou situações indevidas, consistência no cumprimento dos cronogramas, mais competitividade reduzindo o custo com mão de obra terceirizada…

São vários pontos positivos que viabilizam o serviço.

Mas especificamente sobre a execução das ações, existe um processo de várias etapas para a sua realização.

Dividimos eles aqui em: pré-execução, execução e pós-execução.

A exatidão do processo varia de acordo com cada tipo de ação, e são muitas!

Mas para exemplificar, fizemos esta lista:

Pré-Execução

1) Receber o projeto de trade marketing do cliente

2) Identificar as necessidades operacionais do projeto

3) Selecionar os integrantes das equipes

4) Treinar as equipes

5) Checar materiais promocionais

6) Roteirizar e escalar equipes

7) Cadastrar equipes no software de controle

Execução

8) Auditar pontos de venda

9) Posicionar e validar promotores

10) Acionar promotores de stand by (se necessário)

11) Supervisionar estoque dos pontos de venda

12) Articular logística de novos produtos com distribuidores

13) Coordenar recebimento/distribuição de novos materiais promocionais

14) Encerrar pontos de venda

15) Levantar quantidade de vendas por promotor, por produto, por ponto de venda, por dia, por semana e por mês

16) Levantar quantidade de materiais promocionais entregues

17) Levantar demais informações (táticas, estratégicas e operacionais) importantes

18) Dar feedback periódicos para as equipes

Pós-Execução

19) Levantar quantidade de materiais promocionais restantes

20) Avaliar desempenho das equipes

21) Reunir as equipes para troca de feedback das ações

20) Fazer relatório final de desempenho

21) Premiação das melhores equipes e promotores

As etapas não ficam muito bem visíveis durante a execução, pois muita coisa acontece simultaneamente.

Por isso, a listagem do processo facilita bastante o trabalho, dando maior agilidade e controle na execução de cada etapa.

 

Como sabemos que os resultados das ações promocionais foram positivos

O principal dado relacionado aos resultados são as vendas diárias por ponto de venda.

Analisando os dados de venda antes, durante e depois das ações, e também em comparação com o mesmo período do ano anterior, nós conseguimos verificar o impacto das ações.

Mas não apenas assim!

Os números dizem praticamente tudo sobre o resultado, mas não dizem isso:

“Inicialmente contratamos a Promoeve para uma ação de poucos dias que seria realizada no ponto de venda. Quando o período da ação se encerrou não conseguimos mais “largar” a Promoeve, diante de todo respeito, carinho e competência da Luciana e toda sua equipe. Hoje temos a Promoeve como nossa parceira. Parceria esta que somam três anos. Eles entendem perfeitamente a necessidade da organização e estão sempre prontos a nos ajudar, são muito mais do que só uma agência de marketing e promoções, eu diria que são o elo e a harmonia que buscávamos para a realização dos nossos processos de trade marketing.”

Jaquelyne França – Responsável pelo Trade Marketing do grupo Alicorp

É isso que nós buscamos a cada projeto de trade marketing que a Promoeve participa.

Agora que você já sabe como nossas ações funcionam…

Esperamos que tenha gostado e que nosso conteúdo o ajude verdadeiramente nas suas ações.

Porém, para tornar uma ação de trade marketing um sucesso, são anos de experiência e várias oportunidades de contato com diversas marcas, empresas e pessoas.

Não é algo que acontece da noite para o dia.

Mas pode ser mais fácil quando você se cerca de profissionais e empresas que já atuam na área.

Por isso te convidamos a enviar seu projeto para a Promoeve, para nossa equipe avaliar e lhe enviar uma proposta para operacionalizarmos suas ações.

Envie seu projeto para comercial@promoeve.com.br ou através da nossa página de orçamento.

Responderemos assim que possível!

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