Live Marketing: o que é, como funciona e cases de sucesso

Descubra o que é Live Marketing, qual a diferença entre ele e o Marketing Promocional, como ele funciona na prática e veja cases de sucesso importantes.

Possivelmente você quer se informar melhor sobre ações de marketing para você ou para implementar na sua empresa, certo?

Acontece que muita gente confunde os diferentes campos do marketing devido a sua abrangência, evolução e expansão.

É Marketing Promocional, Trade Marketing, Marketing Digital, Live Marketing, marketing isso, marketing aquilo…

Mas fique tranquilo, neste artigo nós vamos mostrar para você:

Capa do blog post sobre Live Marketing

O que é Live Marketing

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), é considerado Live Marketing qualquer “comunicação, campanhas ou eventos que gerem interação e experiência de marca de forma estratégica, para se atingir resultados e soluções para marcas, produtos e serviços.”

“É o guarda-chuva onde se inserem todas as ações, eventos e campanhas que acontecem ao vivo na relação do consumidor (ou shopper) com a marca, produto ou serviço.”

Para nós, o Live Marketing é a evolução do marketing promocional, com adição à interatividade que algumas campanhas, ações ou eventos proporcionam e que se tornou mais intensa após o crescimento do mundo digital.

Mas não é apenas isso!

Acontece que, o aumento na quantidade e variedade de meios de comunicação, juntamente com as mudanças de comportamento do público proporcionados por esse crescimento do mundo digital, deixaram o processo de comunicação mais desafiador para as empresas.

Apenas os meios de comunicação tradicionais não são mais suficientes para gerar uma relação mais firme e duradoura entre empresas e consumidores.

As experiências ao vivo, como eventos corporativos, ativações, entretenimento e incentivos, complementaram o esforço de marketing das empresas para gerar um senso de experimentação e fidelização maior.

Por tanto, o marketing ao vivo ou Live Marketing, reúne diversas áreas da comunicação, assim como suas várias ferramentas, para que seja estabelecida uma relação presencial entre consumidores e compradores com produtos, serviços e marcas.

Sua importância como estratégia de marketing está em mover o público de apenas um receptor da comunicação e inseri-lo como agente construtor da experiência, abrindo portas para resultados espontâneos e imediatos.

Enfim, o objetivo do Live Marketing é transformar o cliente em um fã da marca, buscando criar um relacionamento que extrapole as vivências do dia a dia e tenha mais ligação com valores, conceitos e causas.

 

Qual a diferença entre Live Marketing e Marketing Promocional

Como colocado anteriormente, o Live Marketing é considerado a evolução do Marketing Promocional.

Principalmente pelo Marketing Promocional ser um conjunto de ações de marketing que trabalha uma marca, empresa, produto ou serviço para torna-los mais conhecidos.

Função que também é desempenhada pelo Live Marketing.

Porém, enquanto no Marketing Promocional o ponto central é a divulgação, no Live Marketing essa busca pela promoção é baseada em uma experiência multissensorial positiva.

Como funciona o Live Marketing

Como vimos, a ciência por trás do Live Marketing tem se complementado e, mais recentemente, com base na “teoria dos 6 graus de separação”.

Essa teoria diz todos os seres humanos estão conectados entre si por apenas 6 pessoas.

Neste vídeo do Techmundo, você pode ver uma exemplificação da teoria, onde conseguiram ligar o físico Albert Einstein ao YouTuber Whindersson Nunes.

Ela já foi amplamente estudada, testada e confirmada.

Inclusive, deste estudo nasceu a moderna “Ciência das Redes” que analisa também o funcionamento das redes sociais.

Tal fenômeno mudou o nosso mundo (e a nós mesmos), pois hoje o nível de conectividade é tão alto que um ser humano conectado qualquer não se comporta mais como um ser individual.

Nossas ações estão sempre ligadas à sensação de pertencimento a um grupo específico.

Por isso, empresas, marcas e produtos também estão mudando a forma de chegarem aos seus públicos.

E como na teoria dos 6 graus de separação apresentada, o Live Marketing é uma estratégia que mescla comunicação e marketing com uma conexão interpessoal intensa, entregando uma mensagem a um público específico seguindo 6 etapas:

  • Encontrar
  • Mostrar
  • Atrair
  • Ativar
  • Experimentar
  • Fidelizar

Agora vamos detalhar cada uma delas.

Encontrar

Esta etapa está ligada ao estudo do público-alvo.

Como eles se comportam? Quais são suas objeções? Seus problemas? Do que mais gostam? Com o que se identificam?

As respostas para estas perguntas são imprescindíveis, uma vez que sua intenção é gerar uma experiência ao vivo impactante e vencedora.

E sem isso você não vai a lugar algum…

Por tanto, é hora de pesquisar, analisar e estudar bastante, conhecer seu público, sua audiência, o que está por trás do comportamento destas pessoas.

Mostrar

Nesta etapa é hora de colocar sua marca à mostra, ao vivo e de forma criativa.

Para isso, o Live Marketing trabalha com canais alternativo (às vezes pouco usuais) para chamar a atenção do público aonde ele está.

Ao mesmo tempo, apresenta um produto, serviço ou empresa de forma adequada, procurando gerar impacto, captar o foco com eficiência e gerar resultados positivos.

Atrair

O objetivo nesta etapa é envolver as pessoas em uma ação ou causa. Você precisará leva-las a tomar uma ação e interagir com a sua marca.

Para isso, utiliza-se muito campanhas sociais ou ecológicas, promoções ou conteúdos especiais, eventos de entretenimento cultural…

Mas você deve analisar de acordo com a realidade da sua empresa e público qual a melhor maneira de gerar curiosidade e interesse para atrair de forma eficiente.

Ativar

Neste momento, o público já foi instigado a participar, mas você precisa convencê-lo a ter uma experiência com a sua marca.

Para isso, é necessário a inclusão de metodologias específicas de persuasão que incentivam o público a permanecerem na experiência e gerando uma relação mais duradoura.

Experimentar

Este é o momento que muitas informações relevantes podem ser identificadas.

Com base nas experiências do público com seus produtos ou serviços você poderá ter acesso às primeiras impressões, sentimentos e emoções que eles tiveram.

Fidelizar

Até o momento nós encontramos o perfil do comprador, como funciona seu comportamento, atraímos sua atenção, geramos interesse e promovemos a experiência por meio da compra.

Agora, o objetivo é a fidelização, mas não apenas do produto em si, e sim com os valores e causas da marca.

Ferramentas do Live Marketing

Considerando sua ampla abrangência, o Live Marketing possui uma grande variedade de ferramentas.

Desde eventos até campanhas digitais, listamos uma grande quantidade de maneiras para você planejar o Live marketing da sua empresa.

Promoções

  • Troca de brindes
  • Packs
  • Compre X, Pague X
  • Concursos
  • Cupons de Desconto
  • Embalagens Promocionais
  • Junte e Troque
  • Premiação Instantânea
  • Sorteios
  • Campanhas de incentivo
  • Premiações de incentivo
  • Viagens de incentivo

Eventos

  • Coletivas
  • Confraternizações
  • Congressos
  • Convenções
  • Debates
  • Desfiles
  • Eventos Esportivos
  • Endomarketing
  • Exposições
  • Festivais
  • Feiras
  • Fóruns
  • Premiações
  • Shows
  • Workshops

Merchandising

Digital

  • Gameficação
  • Mídias Sociais
  • Mobile Experience

Cases de Live Marketing

Skol & Lolapalooza 2015

Natura – Um voo inesquecível

Coca-Cola – Happy Beep

Gostou?

Agora que você já sabe o que é Live Marketing e a proximidade que ele tem com o Marketing Promocional…

Porque não começar a planejar a divulgação da sua empresa?

Na Promoeve nós já realizamos centenas de ações, divulgando empresas em diferentes regiões do país e com diferentes ações promocionais.

Como nesta ação de degustação dos sucos Campo Largo em Supermercados de Belo Horizonte.

Entre em contato conosco ou solicite seu orçamento.

Vamos dar início ao seu projeto!

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