Brand Marketing: definição, estratégias e como aplicar na sua empresa

Afinal de contas, você já ouviu falar em Brand Marketing?

Pois é…

Neste artigo vamos falar sobre sua definição e como campanhas de Brand Marketing funcionam em algumas situações que podem ser replicadas para sua marca.

Vamos falar especificamente sobre:

O que é Brand Marketing

– Objetivos do Brand Marketing

Como desenvolver uma campanha de Brand Marketing

– Principais características que tornam campanhas de Brand Marketing mal sucedidas

O que é e como definir a personalidade de sua marca

– Exemplos de personalidade da marca

O que é Brand Marketing

Brand Marketing é um conceito que extrapola o marketing de produtos e serviços como o conhecemos.

Tomemos como exemplo a marca de uma empresa. Essa marca representa não apenas a empresa em si, mas sua identidade no mercado, quem ela é, o que ela faz, que tipo de qualidade ela fornece, qual o grau de confiabilidade e muitas outras características.

Desta forma, o Brand Marketing é importante para quase todos os tipos de negócios, desde aqueles que produzem alimentos, até aqueles que desenvolvem novas tecnologias.

Até mesmo quando uma empresa vende um produto como uma outra alternativa “genérica” (como um detergente semelhante ao Ypê), esse produto genérico carrega o nome da empresa, o que afeta diretamente a sua reputação.

Se você não gostar do “falso-Ypê”, você vai pensar duas vezes antes de comprar outro produto “genérico” da mesma empresa.

Em contrapartida, grandes varejistas como o Carrefour vendem uma grande variedade dos seus próprios produtos, competindo lado a lado com os produtos de outras marcas nas prateleiras.

Quando um cliente experimenta um destes produtos Carrefour, como um suco por exemplo, automaticamente este cliente desenvolve uma expectativa relacionada aos outros produtos de marca Carrefour, assim como os compradores de outras marcas.

Objetivos do Brand Marketing

  • Melhorar a credibilidade
  • Motivar os compradores
  • Aumentar a fidelidade dos clientes
  • Entregar uma mensagem instantaneamente
  • Induzir uma afirmação emocional

O objetivo final do Brand Marketing é influenciar as decisões dos compradores e consumidores, tanto consumidores finais quanto empresas. Ele é mais eficaz no desenvolvimento de negócios recorrentes, uma vez que a percepção de um cliente sobre uma marca é sempre alimentada por suas experiências anteriores com a marca em questão.

Então, para os clientes, uma marca diz instantaneamente quem é a empresa e o que podemos esperar dela.

Por exemplo:

  • Alguém interessado em pneus Firestone já sabe que tipo de qualidade tem a marca de pneu patrocinadora da Fórmula 1 e qual a faixa de preço.
  • Ou alguém que compra um iMac sabe dos níveis de teste de qualidade, tecnologia e suporte da Apple e como isso interfere em sua experiência digital.

Como desenvolver uma campanha de Brand Marketing

Para desenvolver uma campanha de Brand Marketing você precisa entender que o trabalho da campanha será aumentar a conscientização dos clientes sobre a reputação de uma determinada marca.

Isso está diretamente ligado a comunicar o que a empresa faz, quão bem ela faz isso e fornecer uma maneira de isso ser acionado na mente do consumidor instantaneamente.

Esta característica instantânea deve ser trabalhada por meio da utilização da logomarca ou logotipo em TODOS os materiais da empresa (embalagem, produto, site, cartões, documentos, e-mail, etc.), tornando o nome e a logo da marca onipresente, para que os clientes associem a empresa e sua reputação em todos os produtos e serviços que a empresa oferece.

Principais características que tornam campanhas de Brand Marketing mal sucedidas

  • Qualidade do produto / serviço
  • Concorrência
  • Momento errado
  • Má localização
  • Falta de demanda

Você já sabe que a qualidade do produto faz parte do marketing, uma vez que marcas com produtos de boa qualidade conseguem elevar suas reputações unicamente através de uma boa experiência do consumidor com o seu produto.

Isto é um fato.

Mas também é um fato que uma empresa pode falir caso seu produto não tenha qualidade o suficiente para atender as expectativas dos consumidores, gerando percepção e comunicação negativa e um efeito contrário ao proposto pelo Brand Marketing.

Essa atenção à qualidade deve ser ampliada para todos as ações interativas entre a marca e os clientes, incluindo o site da empresa e suas atividades nas redes sociais.

Principalmente na internet, o marketing de uma marca não pode ser feito sem um investimento planejado, pois qualquer deficiência se torna um ponto negativo na reputação da empresa e em todos os seus produtos e serviços.

Por isso, estabelecer metas para o Brand Marketing envolve identificar como a empresa quer ser conhecida e depois desenvolver consistentemente uma mensagem em seus canais de publicidade.

A empresa é inovadora? Extrovertida? Criativa? Sofisticada? Como ela é? A definição desta personalidade da marca deve ter ressonância com os valores centrais do público-alvo.

Uma clínica de fisioterapia esportiva, por exemplo, pode desejar que sua marca represente saúde e vitória. A partir disso, os responsáveis pela clínica podem usar as mídias sociais para anunciar as conquistas dos seus clientes/atletas. Os fãs da marca associarão os sucessos dos atletas com o nome da marca que representam.

O que é e como definir a personalidade de sua marca

Já sabemos que a “personalidade da marca” é um conjunto de características humanas atribuídas a uma marca. É também algo com que o público pode se relacionar e que gera um valor agregado desde que as características escolhidas sejam as que o público enxerga como importantes.

Além disso, a personalidade da sua marca também ajuda uma empresa a moldar a maneira como as pessoas se sentem em relação ao seu produto ou serviço. Ao provocar uma resposta emocional em um segmento específico, a empresa deseja incitar ações que aumentem o valor percebido da marca e demais ações positivas que beneficiem a empresa.

Exemplos de personalidade da marca

Os principais tipos de personalidade de marca são: excitação, sinceridade, robustez, competência e sofisticação.

Excitação é o mesmo de uma atitude despreocupada, espirituosa e jovem. A sinceridade é representada pelo sentimento de bondade, consideração e orientada a valores familiares. A robustez é representada pela dureza, resistência, estilo atlético e ao ar livre. A competência, na mente de um consumidor, é sinônimo de sucesso, realização, influência e liderança. E a sofisticação, é vista como elegante e prestigiosa.

A Johnson & Johnson, por exemplo, recorre à sinceridade como sua personalidade de marca, permitindo que a empresa atraia as consumidoras certas.

Já as marcas de luxo como a Chanel, voltam-se para a sofisticação, concentrando sua personalidade de marca em um estilo de vida de classe alta, glamorosa e moderna.

Sua vez…

Agora que você já sabe mais sobre como funcionam campanhas de Brand Marketing, é hora de aplicar na sua empresa.

Execute cada etapa e, se for preciso, salve este conteúdo em seus favoritos para consultas futuras.

Se precisar de ajuda ou preferir que a Promoeve tome frente de suas campanhas de Branding, entre em contato conosco. Será ótimo trabalharmos juntos.

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