Gestor de Marketing: porque toda empresa deve ter e como se tornar um

Afinal de contas, qual a importância do Gestor de Marketing? Como se tornar aquele gerente de marketing que todas as empresas buscam?

Essas dúvidas permeiam o cenário dos profissionais de marketing e geram longas dúvidas das capacidades pessoais necessárias para atuar na área.

Por isso, preparamos este artigo com diversas informações de como se tornar um Gestor de Marketing de sucesso.

Continue lendo para ver:

O papel do Gestor de Marketing

O Gestor de Marketing desenvolve e supervisiona campanhas de marketing para promover produtos, serviços e a marca como um todo.

Por tanto, o papel do Gestor de Marketing pode englobar atividades criativas, analíticas, digitais, comerciais e administrativas. Porém, estas áreas irão variar dependendo do tipo e tamanho da empresa que o gestor participa.

Além disso, existe grande chance de o gestor atuar em colaboração com outros funcionários e gestores de áreas como pesquisa, produção, vendas e distribuição afim de avaliar e entender como melhor desenvolver ações de marketing que favoreçam a empresa como um todo.

Porque um Gestor de Marketing é tão importante

O principal ponto é que alguém responsável pela gestão de marketing possui a função macro de superar a concorrência e gerar mais resultados com menos investimentos.

Porém, não é tão simples assim. Se focarmos nas funções micro do gestor de marketing, entenderemos porque ele é tão importante:

Introdução de novos produtos ou serviços

Uma empresa bem-sucedida desenvolve produtos com base em uma necessidade real de um determinado público, os compradores em potencial.

Se o negócio for desconhecido para o público e não tiver nenhum tipo de relação com os clientes em potencial, as técnicas de marketing desenvolvidas pelo Gestor de Marketing ajudarão a criar reconhecimento de marca.

Isso se as necessidades reais dos clientes em potencial tiverem sido antendidas, com o produto ou serviço sido desenvolvido em premissas de satisfação do consumidor e com divulgações entregues de maneira certa no momento certo.

Aumento nas vendas

O marketing é o que faz com que a economia gire de fato.

Isso significa que investir em estratégias de marketing ajudam a reduzir o custo de vendas e distribuição, pois com ações de marketing bem orientadas as chances de venda aumentam consideravelmente e consequentemente o giro do produto.

Aumento na reputação da marca

O sucesso de uma empresa geralmente se baseia em uma sólida reputação.

Você pode construir sua reputação realizando um trabalho honesto, integro e transparente, mas somente com estratégias de marketing será possível construir uma reputação forte de maneira rápida.

Fonte de novas ideias

Como dito anteriormente, frequentemente o Gestor de Marketing precisa de comunicação direta com outras áreas.

O trabalho em conjunto com a área de pesquisa, por exemplo, é que permite entender um novo padrão de demanda ou uma falha de processo para desenvolvimento de produtos, serviços ou campanhas de marketing.

Estas avaliações, por tanto, é que permitirão o surgimento de novas ideias a serem testadas e implementadas.

O que todo Gerente de Marketing deve saber

Entender como marketing funciona e suas melhores práticas é que farão do Gestor de Marketing um especialista técnico de sucesso. Mas para isso, é necessária uma constante atualização das práticas do mercado e do ambiente em que o público-alvo está inserido.

Por isso, listamos abaixo 5 habilidades que todo Gerente de Marketing deve ter para ser relevante hoje no mercado.

5 coisas que todo Gestor de Marketing deve saber

#1) Marketing leva tempo

É primordial que o gestor entenda que marketing é investimento e, como todo investimento, leva-se tempo para construir a marca e uma imagem clara do posicionamento na mente dos consumidores.

Ao mesmo tempo que o marketing é tratado como investimento, deve ser feito com frequência e consistência. Se não seu investimento será perdido, pois como você já sabe, vai precisar de tempo e não será com uma única campanha que você conseguirá atingir os objetivos da marca. Você precisa fazer campanhas constantemente e altamente focadas.

Isso principalmente se você estiver atuando em uma empresa nova no mercado. Você terá uma série de barreiras para quebrar antes de solidificar a marca no consumidor. Por exemplo, você vai precisar de tempo para que consumidores descubram sua marca e quebrem o pacto de fidelidade deles com o concorrente. Vai precisar de tempo também para que sua mensagem se destaque no meio das outras.

Além disso tudo, você ainda vai precisar realizar vários e vários testes para otimizar suas ações e orçamento.

Mas o principal você já sabe para começar!

Resultados em marketing levam tempo e tempo aqui significa ação frequente e paciência e, apesar de não ser fácil, marketing é um processo que sempre evolui, então sempre há algo novo a aprender.

#2) Criar e manter uma presença online do negócio

Se você é um Gestor de Marketing (ou pretender ser um) e não tem conhecimento e capacidade de criar e manter a empresa no ambiente digital, você está com os dias contados.

É inaceitável um Gestor e Marketing não saber atuar na internet nos dias de hoje. Se você não sabe, procure saber já o mínimo necessário para contratar alguém ou uma empresa que saiba e o ajude no processo.

Você pode começar com o básico, como: redes sociais (as principais do seu público-alvo), um cadastro no Google Meu Negócio e um blog.

Essas plataformas de presença online facilitam o consumidor encontrar a sua empresa na internet, além de oferecerem também várias opções de ferramentas de análise que proporcionam ainda mais envolvimento com o seu público.

#3) Mobile marketing já é uma obrigação

Hoje a utilização de celulares e tablets por determinados tipos de público já é superior à de desktops. Isso significa que constantemente estes dispositivos estão sendo usados para realização de pesquisas, comunicação e, por que não, compras.

Por tanto, seu objetivo como Gestor de Marketing é de sempre pensar como um usuário mobile. O que seus clientes encontrarão se usarem seus telefones celulares depois de serem expostos ao marketing da sua marca? Sua marca pode atingi-lo naquele momento?

#4) Integrar seu marketing

Se você não conhece este conceito, não está sozinho. Uma pesquisa feita pela Curata, Content Marketing Statistics revelou que 70% dos profissionais de marketing americanos não possuem uma estratégia de marketing integrada.

Se trouxermos essa pesquisa para o Brasil, é fato que o número será ainda maior.

Porém, é mais simples do que parece. Depois de escolher estrategicamente os seus canais de marketing, incluindo dispositivos móveis e digitais, você precisa integrar e sincronizar as mensagens entre os canais para que o seu público as receba como parte de uma experiência perfeita da sua marca.

Se todos os seus canais de marketing comunicarem as mesmas informações com a mesma marca, isso aumentará a conscientização da marca por meio de uma exposição mais completa e muiltifacetada.

#5) Publicar conteúdo de alta qualidade

Um dos benefícios que o mundo online trouxe para o mundo offline foi a qualidade do fluxo de informações.

Hoje é muito fácil criar nosso próprio conteúdo e impactar pessoas e você, como Gestor de Marketing, deve aproveitar disso para criar excelentes conteúdos para o público da sua empresa, afim de verdadeiramente ajuda-los a solucionar um problema que sua empresa tem capacidade para fazê-lo.

Os consumidores estão cada vez mais usando conteúdos confiáveis, divertidos e informativos (educacionais) em suas decisões de compra. Por tanto, você deve criar ou contratar alguém que crie os conteúdos da sua empresa para ajudar a posicionar a sua marca como uma marca líder, que entende do assunto e, finalmente, conseguir converter mais clientes.

Agora, se tratando da criação do conteúdo em si, comece simples. Quais são as principais dúvidas que seus clientes têm durante o processo de compra? Quais são suas necessidades e objeções? Crie artigos para o blog, publicações nas redes sociais, vídeos que contam uma história e abordam as principais preocupações e interesses dos seus clientes.

Junte isso em um design atraente e você verá como os conteúdos de alta qualidade, alinhados com a sua estratégia de integração de marketing, trarão resultados maravilhosos para o seu negócio.

3 qualidades essenciais de um bom Gerente de Marketing

#1) Paixão pelo trabalho

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer carreira é a paixão pelo trabalho. A paixão é o combustível emocional que irá te mover principalmente nos momentos mais difíceis, te dando uma razão convincente para não aceitar o fracasso e uma esperança para continuar nos caminhos desafiadores da profissão.

Todos os executivos e empreendedores de sucesso possuem a paixão pelo que fazem como um ponto em comum quando alcançam o sucesso.

#2) Conhecimento do negócio

Conhecimento é poder, mas um conhecimento aplicado é mais poderoso. Uma das qualidades essenciais é o conhecimento e experiência do negócio. Você precisa conhecer os processos do negócio para poder extrair o máximo possível de informações que o ajudarão no planejamento e execução nas suas campanhas de marketing.

Se você tem dúvida de algum processo do negócio, seja ele qualquer um, você poderá cometer erros de comunicação com o seu cliente. Por tanto, se inteire dos processos da empresa, converse com os vendedores e atendentes para descobrir as dúvidas e necessidades dos clientes, reúna com outros setores para entender o processo de entrega do produto ou serviço, etc.

#3) Liderar pelo exemplo

Liderar pelo exemplo é essencial para o Gestor de Marketing quanto para qualquer outra pessoa no planeta.

Como líder, você tem a responsabilidade de além de gerenciar, também de inspirar, orientar e estimular os interesses de seus colaboradores, e a melhor forma de se conseguir isso é sendo o exemplo das ações que você cobra da sua equipe no dia a dia.

Quer ser respeitado? Respeite. Quer vê-los dedicados? Dedique-se.

Conclusão

Ser um Gestor de Marketing é um desafio constante, principalmente nos dias atuais, com a comunicação digital a flor da pele.

Mas, ao mesmo tempo, é uma função de extrema importância para ampliar as atuações das empresas e com isso conseguir aumentar a capacidade das vendas, de reconhecimento de marca e a margem de lucro.

Esperamos que o nosso texto tenha te inspirado e ajudado a entender a importância da função e as principais características para se tornar um Gerente de Marketing de sucesso.

Por tanto, se você acha que este conteúdo pode ajudar mais pessoas, compartilhe em suas redes sociais!

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